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Câmara define Calendário de Sessões Ordinárias para 2023

A Câmara de Tabapuã definiu o Calendário de Sessões Ordinárias para o ano de 2023. A primeira reunião será no dia 6 de fevereiro e a última no dia 4 de dezembro.

De acordo com o regimento interno da Casa, as Sessões ocorrem sempre nas primeiras segundas-feiras de cada quinzena, a partir das 18 horas, na Sala de Sessões Dr. José do Valle Pereira.

Em janeiro e julho fica estabelecido o período de recesso parlamentar.

No caso de coincidir a data de alguma Sessão Ordinária com Pontos Facultativos ou Feriados, a sua realização é automaticamente transferida para o primeiro dia útil seguinte.

Confira:


Vereadores aprovam 77 Projetos de Lei em 30 Sessões ao longo de 2022

Balanço de atividades da Câmara Municipal de Tabapuã aponta que os nove vereadores da Casa aprovaram 77 Projetos de Lei (PLs), dez Projetos de Lei Complementares (PLC), cinco Resoluções, 135 Indicações e 42 Requerimentos de Informação ao Executivo em 30 Sessões ao longo de 2022.

Entre os meses de fevereiro e dezembro, foram realizadas 19 Sessões Ordinárias e onze Sessões Extraordinárias. Dentre os PLs aprovados, 53 foram de autoria do Executivo e 24 do Legislativo.

Além de Projetos de Lei, Indicações e Requerimentos que auxiliam na fiscalização da cidade, os legisladores também aprovaram a liberação de verbas para aplicação em melhorias na infraestrutura do município e investimentos para a saúde e educação.

Todos os documentos estão disponíveis para consulta no site da Câmara.

Recesso Legislativo

A Câmara Municipal de Tabapuã está em recesso de Sessões Ordinárias, com previsão de retorno dos trabalhos parlamentares em fevereiro de 2023. No entanto, neste intervalo, o Executivo pode solicitar abertura do período Legislativo Extraordinário para apreciação de matérias consideradas urgentes.

Saiba mais

 Indicação: é o documento legislativo que tem como objetivo sugerir ao Executivo que adote providências sobre determinado assunto;

Requerimento: é o instrumento legislativo apresentado pelo Vereador ou pela Mesa Diretora cuja finalidade é a de exigir informações do Poder Executivo, no prazo máximo de 15 dias, conforme determina a Lei Orgânica Municipal.

Projetos de Lei Complementar: são Propostas de mudanças das leis de código de obras, licenciamento, código tributário municipal, o estatuto dos funcionários públicos, fiscalização entre outros.

Projetos de Lei Ordinária: são Propostas de leis válidas em todo o município.

Projeto de Resolução: Regula internamente a organização da Câmara Municipal, nos aspectos processuais, administrativos, legislativos ou políticos.

Pedro Girotto é eleito presidente da Câmara para o biênio 23/24

Os vereadores da Câmara Municipal de Tabapuã elegeram Pedro Márcio Girotto (União Brasil-SP) como novo presidente da Casa para o biênio 2023/2024. A escolha ocorreu na noite desta segunda-feira (26), na Sessão para Renovação da Mesa Diretora.

O parlamentar recebeu oito dos nove votos possíveis para presidir o Legislativo local.

Para os próximos dois anos, a Mesa Diretora será composta ainda por Bianca Cristina Carlos, que ocupará a Vice-Presidência, Lincoln José Franco, eleito para o cargo de Secretário e Fabrício Montes de Mattos, eleito como Suplente de Secretário.

A nova composição assume no dia 1º de janeiro de 2023. A atual Mesa Diretora, presidida por Fabrício Montes de Mattos, fica no comando da Câmara até 31 de dezembro.

Composição Mesa Diretora – Biênio 2023/2024

Presidente: Pedro Márcio Girotto
Vice-presidente: Bianca Cristina Carlos
Secretário: Lincoln José Franco
Suplente de secretário: Fabrício Montes de Mattos

Câmara realiza Sessão para renovação da Mesa Diretora

A Câmara de Tabapuã realiza no dia 26 de dezembro, às 20 horas, Sessão de Renovação da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024 da atual Legislatura. Na ocasião, serão eleitos o novo Presidente, Vice-Presidente, Secretário e Suplente de Secretário.

De acordo com o Regimento Interno da Casa, a escolha é feita por maioria simples de votos, de forma nominal, por meio de cédulas de papel rubricadas pelo atual Presidente e pelo Diretor de Secretaria, além de assinadas pelos vereadores votantes.

As cédulas são distribuídas simultaneamente aos vereadores, que terão três minutos por escrutínio para efetuar o voto. O primeiro a ser eleito é o Presidente, seguindo na ordem a escolha para os cargos de Vice-Presidente, Secretário e Suplente de Secretário.

A leitura dos votos é feita pelo Presidente atual, que deve identificar o vereador votante e sua respectiva escolha. Em caso de empate, será realizado um segundo escrutínio e, persistindo o empate será proclamado vencedor o candidato mais votado na eleição municipal.

Os registros das candidaturas aos cargos da Mesa podem ser feitos com antecedência de 30 minutos do horário de início da Sessão.

O mandato da Mesa tem a duração de dois anos, sem a possibilidade de reeleição. Na sua composição, na Mesa Diretora é assegurada, na medida do possível, a participação proporcional dos partidos com representação na Câmara Municipal.