Vereadores da Câmara Municipal de Tabapuã participaram, na noite do dia 11 de setembro, da cerimônia de lançamento e obliteração do selo postal que comemora os 100 anos do município. O evento, promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo, foi realizado no Centro Cultural Flávio Rangel.

O selo foi desenvolvido pelo design gráfico Guilherme Augusto Silva de Souza, e utiliza a pérgola da Praça César de Carvalho como destaque. Souza também foi o responsável pela criação da logomarca que comemora o centenário da cidade.

Durante a cerimônia, Carlos Roberto Favarão, coordenador de Atendimento e Vendas da Regional de São José do Rio Preto dos Correios, destacou que a personalização de selos postais é uma maneira de difundir as características de cada cidade.

“O selo personalizado é uma peça filatélica produzida pelos Correios com a qual as pessoas físicas ou jurídicas personalizam suas correspondências, tornando-as um veículo difusor de suas imagens, mensagens e marcas. Com identidade própria, o selo marca os 100 anos de Tabapuã”, destacou.

Obliteração

A obliteração é o ato de carimbação e o símbolo do lançamento e apresentação das peças filatélicas. A primeira foi realizada em conjunto por Carlos Roberto Favarão, Alamir Barbosa (Gerente dos Correios de Tabapuã), pela prefeita Maria Felicidade Campos Arroyo e pelo carteiro Rogério Baratela.

O selo passará a ser utilizado nas postagens da Agência local.

Mostra Filatélica

O evento marcou também a abertura 3ª Mostra Filatélica da cidade, que conta com a curadoria dos colecionadores Henrique Braz, Anthony Sunao, Almir Barbosa e Mário Celso Júnior.

“Não há satisfação maior do que poder incentivar qualquer pessoa a passar a colecionar selos. É uma arte que tem o dom de preservar a memória de várias gerações e trabalhar diversos aspectos culturais de uma sociedade”, comentou Henrique Braz.

O filatelista aproveitou a oportunidade para entregar a placa de certificação “Cidade Amiga do Selo”. A exposição vai até 13 de setembro, no Centro Cultural.