A Câmara de Tabapuã realiza no dia 26 de dezembro, às 20 horas, Sessão de Renovação da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024 da atual Legislatura. Na ocasião, serão eleitos o novo Presidente, Vice-Presidente, Secretário e Suplente de Secretário.

De acordo com o Regimento Interno da Casa, a escolha é feita por maioria simples de votos, de forma nominal, por meio de cédulas de papel rubricadas pelo atual Presidente e pelo Diretor de Secretaria, além de assinadas pelos vereadores votantes.

As cédulas são distribuídas simultaneamente aos vereadores, que terão três minutos por escrutínio para efetuar o voto. O primeiro a ser eleito é o Presidente, seguindo na ordem a escolha para os cargos de Vice-Presidente, Secretário e Suplente de Secretário.

A leitura dos votos é feita pelo Presidente atual, que deve identificar o vereador votante e sua respectiva escolha. Em caso de empate, será realizado um segundo escrutínio e, persistindo o empate será proclamado vencedor o candidato mais votado na eleição municipal.

Os registros das candidaturas aos cargos da Mesa podem ser feitos com antecedência de 30 minutos do horário de início da Sessão.

O mandato da Mesa tem a duração de dois anos, sem a possibilidade de reeleição. Na sua composição, na Mesa Diretora é assegurada, na medida do possível, a participação proporcional dos partidos com representação na Câmara Municipal.