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Câmara aprova projeto que regulamenta medidas para ampliar segurança pública em Tabapuã

Os vereadores da Câmara Municipal de Tabapuã aprovaram, por unanimidade, um Projeto de Lei (PL) que regulamenta medidas para implantação de sistema de videomonitoramento e monitoramento colaborativo no município com o objetivo de prevenir e reduzir os índices de criminalidade na cidade.

Trata-se do PL nº 010/2021, que foi analisado durante a 2ª Sessão Ordinária de 2021, realizada na noite da última segunda-feira (22).

A iniciativa, que foi proposta pelo Executivo, tem o objetivo de ampliar o modelo de segurança pública aplicando a participação direta de moradores e comerciantes.

De acordo com o PL, o monitoramento colaborativo consistirá, por meio de campanhas educativas, unir a sociedade em prol de medidas de vigilância em comum.

Já o Videomonitoramento Compartilhado é voltado, principalmente, para entidades ou empresas privadas que tenham interesse em instalarem câmeras em pontos estratégicos de interesse público, com acesso a um sistema público integrado em nuvem.

O município poderá contratar empresa especializada que dispõe de plataforma de videomonitoramento, com servidor de hospedagem para adição de câmeras e que faça a gestão da plataforma.

Projetos de Lei

Durante a Sessão, os vereadores aprovaram por unanimidade outros quatro Projetos de Lei. O de número 008/2021, autoriza a Prefeitura a firmar convênio com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Catanduva; o de número 009/2021, dispõe sobre Abertura de Crédito Adicional Especial no valor de R$ 80.100 mil, valor que será encaminhado para o Lar dos Pobres Joana D´arc e o Projeto de Lei 001/2021, de autoria do Legislativo, que instituiu em Tabapuã o mês de conscientização da Doença de Parkinson denominado ‘Tulipa Vermelha’.

Projetos de Lei Complementares

Os vereadores aprovaram o Projeto de Lei Complementar (PLC) 003, de 17 de fevereiro de 2021, que autoriza o município a participar do programa habitacional do Governo Federal ‘Casa Verde e Amarela’, concedendo isenção tributária aos mutuários da Caixa Econômica Federal.

Os parlamentares também aprovaram o PLC 002, de 17 de fevereiro de 2021, que ´Altera dispositivo da Lei Complementar nº 150/2017’, da Secretaria de Educação.

Requerimento ao Executivo

O único Requerimento de Informação ao Executivo foi apresentado pelo vereador Áquiles Luiz Paulella (nº 003) no qual ele solicita ao Executivo o número de cargos de cozinheiros efetivos na Rede Municipal, se há cargos vagos de cozinheiro e se há servidor de outro cargo designado para exercer o cargo de cozinheiro.

Indicações

Indicações apresentadas pelos vereadores durante a Sessão:

 nº 017Pedro Marcio Girotto e Lincoln José Franco – Que o Executivo Municipal tome providências no sentido de realizar estudos para incluir no município canais de TV analógica;

 nº 018 - Áquiles Luiz Paulella – Que o Executivo realize fiscalização e limpeza no prédio público onde estava situada a empresa OFC;

 nº 019 - Lincoln José Franco – Que o Executivo tome as providências no sentido de realizar a implantação de faixas de pedestres elevadas em frente as escolas e creches municipais de Tabapuã, especialmente próximo a Creche localizada na Avenida Tabapuã, nº 2196;

 nº 020 - Lincoln José Franco – Que o Executivo Municipal tome as providências no sentido de realizar a implantação de faixa de pedestre elevada na Avenida Erasmo Alberto Hoelz, nas proximidades do número 1093;

 nº 021- Lincoln José Franco - Que o Executivo Municipal realize estudos no sentido de disponibilizar transporte público as pessoas que trabalham no município de Olímpia/SP;

 nº 022 - Pedro Márcio Girotto – Que o Executivo Municipal realize a implantação de lixeiras coletivas em pontos estratégicos das entradas do município e nas entradas dos condomínios de chácaras;

 nº 023 - Pedro Márcio Girotto – Que o Executivo Municipal tome as providências necessárias para realizar a reforma e troca de lâmpadas queimadas da passarela localizada sobre o Córrego Barro Preto na Avenida Dr. José do Valle Pereira, que dá acesso ao bairro Cohab II;

 nº 024 - Pedro Márcio Girotto – Que o Executivo Municipal realize a construção de calçadas dos dois lados da Rua Dr. Arthur Ortenblad no trecho entre a Rua Sebastião Xavier Filho e a Avenida Ângelo Ulian;

 nº 025 - Pedro Márcio Girotto - Que o Executivo Municipal, adote medidas para realizar reparos no calçamento das vias principais dentro do cemitério e realizar a complementação do calçamento onde ainda não existe;

 nº 026 - Áquiles Luiz Paulella – Que o Executivo Municipal dê os devidos reparos na lombada existente nas imediações do Centro de Lazer e Recreação Ricardo Izar;

 nº 027Fabrício Montes de Mattos – Que seja notificado com urgência o proprietário de área localizada nas proximidades da Avenida Ângelo Ulian, para que realize a limpeza total do local; II-Caso o proprietário não realize a limpeza, que o Executivo realize e aplique as penalidades legais vigentes em no município;

 nº 028 - Fabrício Montes de Mattos – Que o Executivo Municipal dê os devidos reparos na pavimentação asfáltica na Rua Dr. Arthur Ortenblad esquina com a Avenida Barão do Rio Branco;

 nº 029 - Pedro Márcio Girotto – Que o Poder Executivo, através do setor competente realize a construção de um ponto de ônibus na Rua Dr. Arthur Ortenblad nas proximidades do bairro Cohab III e Cohab IV;

 nº 030 - Áquiles Luiz Paulella – Que sejam dados os devidos reparos na rede de esgoto localizada na Avenida Tabapuã, nas proximidades do poste de iluminação pública 2641/7;

 nº 031 - Áquiles Luiz Paulella – Que o Executivo Municipal através do setor competente tome as providências necessárias para que seja realizada a troca de lâmpadas queimadas na Rua Sebastião Xavier Filho, especificamente em frente ao nº 1.275;

 nº 032 - Áquiles Luiz Paulella – Que o Executivo Municipal através do setor competente realize com urgência a limpeza do terreno público localizado na Rua José Rego esquina com a Rua Sebastião Xavier Filho;

 nº 033 - Lincoln José Franco – Que o Executivo Municipal através da Secretaria Municipal de Educação viabilize estudos no sentido de disponibilizar álcool gel 70% e máscaras aos alunos da rede Municipal de Ensino quando retornarem presencialmente às aulas;

 nº 034 - Áquiles Luiz Paulella - Que o Executivo Municipal viabilize estudos no sentido de ampliar o adicional do Regime Especial de Trabalho (RET) de 30% para 100% para todos os guardas municipais;

 nº 035Luiz Roberto Verza – Que o Executivo Municipal realize estudos no sentido de criar Projeto de Lei que institui a Aprendizagem Profissional no âmbito da Administração Pública Direta, Sociedade de Economia Mista, Autárquica e Fundacional, para jovens que possuírem entre 14 (quatorze) a 21 (vinte e um) anos em nosso município;

 nº 036 - Braz Brito Lisboa - Que o Poder Executivo através do setor competente realize o recape asfáltico da Rua Waldemiro Nazário Ferreira;

 nº 037 - Braz Brito Lisboa – Que a Prefeitura tome as devidas providências para implantação de faixas de pedestres elevadas defronte nova Creche, localizada na Avenida Tabapuã;

 nº 038 - Luiz Roberto Verza – Que o Executivo realize estudos com o objetivo de viabilizar a instalação de placas com os nomes das ruas e avenidas no Residencial Luiz Donadi e do Residencial Artur Ulian, pois se encontram sem a devida identificação.

Próxima

A próxima Sessão Ordinária será realizada na segunda-feira, dia 1º de Março, a partir das 20 horas.

Câmara aprova dois Projetos de Lei na 1ª Sessão Ordinária de 2021

Dois Projetos de Lei de autoria da Prefeitura foram aprovados pelos vereadores da Câmara Municipal de Tabapuã na 1ª Sessão Ordinária de 2021, realizada na noite de segunda-feira (1º de fevereiro) na Sala de Sessões Dr. José do Valle Pereira. Esta também foi a primeira Sessão Ordinária da atual Legislatura.

Na pauta, os parlamentares aprovaram por maioria de votos o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 001, que diminui de dois para um ano o período mínimo de experiência para ocupar o Cargo em Comissão de Assessor Jurídico.

A mudança, segundo a Prefeitura, dará maior flexibilidade para a livre nomeação sem deixar de exigir a obrigatoriedade mínima de um ano de inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Os vereadores também aprovaram o Projeto de Lei nº 007, de 27 de janeiro de 2021, que institui o Fundo Municipal do Idoso em Tabapuã.

A criação do órgão atende a um pedido do Ministério Público Estadual (MPE) e, em caso de aprovação, o Fundo estará ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social. De acordo com a Exposição de Motivos do Projeto, há recursos financeiros federais disponíveis para o município para aplicação nesta área.

Requerimentos

Durante a Sessão, dois Requerimentos de Informação foram aprovados:

Requerimento nº 001, de 18/01/2021, de autoria do Vereador Fabiano Peres Gandolfo, solicitando que a Prefeitura especifique melhor o Portal Transparência da Prefeitura Municipal de Tabapuã de forma analítica, por eventos, proventos e descontos dos salários dos servidores municipais, em consonância com a Lei 12.517 de 18/11/2011 que regula o acesso à informação;

Requerimento nº 002, de 28/01/2021, de autoria do Vereador Lincoln José Franco, solicitando que a Prefeitura informe a quantidade de cestas básicas entregues nos anos de 2019/2020 pela empresa F. M.R. Guimarães Alimentos – ME conforme Processo de Licitação nº 070/2019 e quais critérios foram utilizados para realizar a distribuição dessas cestas básicas a população de Tabapuã;

Indicações

Os parlamentares encaminharam 16 Indicações ao Executivo:

 nº 01 - Lincoln José Franco – Que o Executivo realize estudos no sentido de implantar infraestrutura básica para instalação do Novo Parque Industrial no município de Tabapuã;

nº 02 - Áquiles Luiz Paulella – Que o Executivo viabilize estudos para encaminhar ao Legislativo um Projeto de Lei autorizando a realização do REFIS MUNICIPAL – Programa de Recuperação Fiscal Municipal -, de forma que o contribuinte possa saldar através de parcelamento ou quitação, todas as suas dívidas tributárias junto à Fazenda Municipal;

nº 03 - Áquiles Luiz Paulella – Que o Executivo providencie com urgência a criação dos cargos de Psicólogo e Assistente Social para atuarem nas escolas municipais como preconiza a Lei Federal nº 13.935/2019;

nº 04 - Luiz Roberto Verza – Que a Prefeitura elabore Projeto de Lei para tornar o Abrigo de Cães e Gatos Carlos Eduardo de Abreu, em um Centro de Controle de Zoonose - CCZ;

nº 05 - Luiz Roberto Verza - Que o Executivo realize para implantar Sistema de Energia Solar, através de painéis, em todos os prédios públicos do município de Tabapuã;

nº 06 - Fabiano Peres Gandolfo – Que o Executivo Municipal interceda junto a Secretaria de Saúde no sentido de disponibilizar in loco atendimento médico diariamente no Lar Joana D´arc e no Asilo São Vicente de Paula;

nº 07 - Lincoln José Franco – Reparos e melhorias no mini campo localizado no Bairro Residencial das Paineiras, entre eles a instalação de torneiras;

nº 08 - Lincoln José Franco – Que o Executivo Municipal tome providências no sentido de realizar a construção de um bueiro para escoamento de águas na Avenida Tabapuã, no Bairro Residencial das Paineiras;

nº 09 - Áquiles Luiz Paulella - Que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Saúde viabilize a retomada total do atendimento para tratamento Odontológico na rede municipal de Saúde, vez que estão sendo atendidos apenas casos de urgência;

nº 010 - Lincoln José Franco – Que o Executivo Municipal denomine as salas de aulas com nomes de professores (as) que contribuíram com a evolução da educação no município de Tabapuã-SP;

nº 011 - Fabiano Peres Gandolfo – Que o Executivo Municipal através do setor competente denomine logradouros ou espaços públicos do município com os nomes de Christino Albuquerque, Altair do Valle Pereira, Júlio José de Oliveira e José de Castro Oliveira;

nº 012 - Pedro Marcio Girotto – Que o Executivo Municipal construa dois redutores de velocidade, tipo lombada na Avenida Delfino Tomás Ferreira, antes do cruzamento com a Avenida Sete de Setembro, e a outra lombada antes do cruzamento com a Avenida Barão do Rio Branco; 

nº 013 - Braz Brito Lisboa – Que o Executivo providencie a implantação de redutores de velocidade, tipo lombadas na Rua Adhemar Cardoso de Oliveira nas proximidades do nº 1932 e na Rua João Luciano Alves nas proximidades do nº 1923;

nº 014 - Fabrício Montes de Mattos – Que o Executivo Municipal através do setor competente denomine logradouros ou espaços públicos do município com os nomes de José Fernandes de Mattos Filho, Valderez Aparecido Pereira e Agostinho Luciano Pereira;

nº 015 - Pedro Márcio Girotto – Que o Executivo Municipal inclua também como serviços essenciais para a população de Tabapuã/SP as atividades desenvolvidas por todo o comércio varejista, bares, restaurantes, salões de beleza e academias;

nº 016 - Luiz Roberto Verza – Que o Executivo Municipal através do setor competente realize estudos no sentido de proceder à mudança do trânsito no quarteirão da Avenida Waldomiro Cassiano Santana entre a Rua Santa Cruz e a Avenida Octaviano Costa, para sentido único.

Próxima

A próxima Sessão Ordinária será no dia 22 de fevereiro, a partir das 20 horas.

Câmara define Agenda de Sessões Ordinárias para 2021

A Câmara de Tabapuã definiu a Agenda de Sessões Ordinárias para o ano de 2021. A primeira reunião será no dia 1 de fevereiro e a última no dia 6 de dezembro.

De acordo com o regimento interno da Casa, as Sessões ocorrem sempre nas primeiras Segundas-Feiras de cada quinzena, a partir das 20 horas, na Sala de Sessões Dr. José do Valle Pereira.

Em janeiro e julho fica estabelecido o período de recesso parlamentar.

No caso de coincidir a data de alguma Sessão Ordinária com Pontos Facultativos ou Feriados, a sua realização é automaticamente transferida para o primeiro dia útil seguinte. Confira:

Calendário das Sessões Ordinárias 2021

Vereadores definem membros das Comissões Permanentes para o biênio 2021/2022

Os vereadores da Câmara Municipal de Tabapuã definiram os membros que vão integrar as Comissões Permanentes da Casa para o biênio 2021/2022, período de duração da atual legislatura.

A escolha foi durante Sessão Extraordinária, realizada na manhã de sexta-feira (15 de janeiro), na Sala de Sessões Dr. José do Valle Pereira. A composição de cada Comissão foi decidida por votação entre os parlamentes.

Confira os membros e as respectivas Comissões:

Legislação, Justiça e Redação

Presidente – Áquiles Luiz Paulella (PSDB)
Vice-Presidente – Braz Brito Lisboa (MDB)
Secretário – Pedro Márcio Girotto (DEM)

 Finanças e Orçamento

Presidente – Luiz Roberto Verza (PTB)
Vice-Presidente – Bianca Cristina Carlos (DEM)
Secretário – Fabiano Peres Gandolfo (MDB)

 Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente

Presidente – Lincoln José Franco (SD)
Vice-Presidente – Luiz Roberto Verza (PTB)
Secretário – José de Oliveira Rosa (PSDB)

 Educação, Cultura e Esporte, Saúde e Assistência Social

Presidente – Pedro Márcio Girotto (DEM)
Vice-Presidente – Lincoln José Franco (SD)
Secretário – Fabiano Peres Gandolfo (MDB)

O que fazem?

As Comissões Permanentes da Câmara de Tabapuã são órgãos técnicos criados pelo Regimento Interno da Casa e constituídos por vereadores com a finalidade de discutir e votar os Projetos de Leis apresentados.

As Comissões se manifestam ao emitir opinião técnica sobre determinado assunto, por meio de pareceres, antes de o assunto ser levado ao Plenário. As reuniões das Comissões Permanentes acontecem na primeira quarta-feira após uma sessão ordinária na sede da Câmara e não são abertas ao público.

Aprovado

Durante a Sessão, os vereadores aprovaram por unanimidade Projeto de Lei do Executivo (01/2021), que autoriza a Prefeitura a celebrar convênio com a Associação Beneficente de Tabapuã – mantenedora do Hospital Maria do Valle Pereira – para o enfrentamento da pandemia do coronavírus.

De acordo com a Exposição de Motivos, a verba vai auxiliar na manutenção do setor próprio criado para o atendimento de pacientes suspeitos ou confirmados de contágio pela COVID-19.